segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tipos de corrosão em sistemas de resfriamento (parte 1/3)

A corrosão pode ser conceituada como um processo de retorno de um composto a sua forma mais estável. Este processo pode ou não estar associado à ação química ou eletroquímica, aliada ou não a esforços físicos.

               
Existem diversas formas de corrosão e a identificação destas ajuda a isolar suas causas e a determinar ações de correção eficazes.

O mecanismo básico dos processos corrosivos, já comentado no post anterior, parte da formação de uma pilha eletroquímica, conforme a ilustração abaixo.

       

Cada parte cumpre uma função. O anodo é o metal a ser corroído, ele doa elétrons ao cátodo que, por sua vez, é o metal que recebe os elétrons e apresenta deposições em sua superfície. O eletrólito é o líquido que possibilita a transferência dos elétrons, sem ele não há corrosão. A ligação metálica entre o anodo e o cátodo perfaz o caminho a ser percorrido pelos elétrons.

Todo este processo pode ser expresso em uma equação denominada Equação Global de Oxi-Redução;

2 Fe + 3/2 O2 + H2O  ==>;  Fe2O3.H2O

Quanto à classificação, o processo corrosivo pode ser dintinguido pelo aspecto, mecanismo e meio corrosivo.

Quanto ao aspecto há a corrosão uniforme, por placas, alveolar, puntiforme, intergranular, trnasgranular, filiforme, por esfoliação, grafítica, dezincificação, ou em torno de solda. A seguir estão as descrições e ilustrações de alguns destes aspectos

A corrosão uniforme antinge todo o corpo metálico provocando perda equivalente de espessura e formação de crostas compostas por ferrugem.

                                                      

A corrosão por placas é caracterizada por escavações formadas na superfície do metal.

                                                       

O aspecto alveolar consiste na formação de sulcos arredondados de profundidade menor que o seu diâmetro.

                                                     

A corrosão puntiforme apresenta sulcos de profundidade maior que o seu diâmetro. Este aspecto está relacionado a casos de perfurações em tubos trocadores de calor e pode ser denominada de corrosão por pite ou pitting.

                                                      

Os tipos de corrosão intergranular e transgranular ocorrem a partir da composição química heterogênea do corpo metálico, constituído de grãos cristalinos, e resultam na perda de resistência mecânica por parte do metal.

A corrosão filiforme é identificada em corpos metálicos revestidos por pinturas, ligas metálicas ou outros revestimentos de proteção. Em locais em que se indentifica fissuras ou falhas nestes revestimentos, há a permeabilidade à água e ao oxigênio, o que resulta em uma oxidação de aspecto filamentoso que se propaga por toda a extensão da falha do revestimento.

                                                       

A corrosão por esfoliação ocorre em diferentes camadas do metal e os produtos deste processo ocasionam o inchamento do metal.

Próximo post: Parte 2 - Tipos de corrosão quanto ao mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário